Minha filha nasceu na Espanha, ela e espanhola?





Oi, chicas!
Muitas pessoas devem se perguntar e não ter resposta sobre o tema relacionado com a Espanha. Eu vivo aqui a 9 anos e tudo que eu sei e puder ajudar estarei aqui compartilhando com vocês.
No caso minha filha pode ter as duas nacionalidades. Uma das principais dúvidas que surgem e quando um casal tem um filho no exterior e no qual nenhum possui  a nacionalidade do país, é se a criança terá ou não esse direito.
Brasil e um dos paises que entra na lista no qual a Nacionalidade Espanhola é concedida aos filhos de brasileiros que nascem aqui. 
Igual no meu caso meu marido e eu somos brasileiros e ela terá o direito a nacionalidade espanhola por ''simple presunción''. Brasil e o único pais que ''não'' reconhece a criança quando nasce fora do Brasil.  Mais assim que a nacionalidade e os documentos espanhol da minha filha estiver pronto se eu quiser posso dar entrada na nacionalidade dela brasileira. (Não e necessário ) 
Portanto, filhos de outra nacionalidade que não seja brasileiros, não terá o direito da nacionalidade, somente terá direito ao NIE (Número de indentificação do extranjero). 
Se pelo menos um dos genitores é espanhol: a criança será espanhola de origem, independente da nacionalidade do outro genitor.
Agora, se você é brasileira e o pai da criança é bulgaro (por colocar um exemplo), seu filho, mesmo nascendo na Espanha, não terá direito à nacionalidade espanhola de origem. Nesse caso a criança será bulgaro como o pai. 
OS SOBRENOMES DA CRIANÇA:
Como sabemos no Brasil a ordem dos sobrenomes é invertida, a criança herdará  o sobrenome da família da mãe do genitor brasileiro. É aqui na Espanha a criança herdará o primeiro sobrenome da familia do pai. Seria primeiro o do pai e depois o da mãe.   Mais isso eu discordo porque eu coloquei meu sobrenome primeiro e o segundo do pai. (Porque eu pedi pra trocar)
Sabemos que as leis para os imigrantes muda um dia para o otro, por isso e bom se informar antes no consulado brasileiro.
De momento a lei esta em vigor. Mais se desejar solicitar a nacionalidade brasileira da criança e so abrir um expediente de registro de nascimento no consulado. VEJA:  http://cgmadri.itamaraty.gov.br/pt-br/registro_de_nascimento.xml
COMO FUNCIONA: 
No meu caso eu registrei minha filha no Registro Civil Espanhol. O procedimento             é distinto. Eles me pediram os seguintes documentos: 
         Original e cópia do livro de familia 
  • Certificado de empadronamiento e de residencia em que conste o registro dos pais e da criança.
  • Certidão de nascimento do recém nascido ( essa certidão você pode solicitar no registro civil em que você registrou seu filho/a ) 
  • Original e cópia do passaporte dos pais 
  • E um comprovante do consulado brasileiro em que coste a informação de que não reconhece à nacionalidade. (Seria o NO NACIONAL) 
Após ter todos os documentos você deverá apresentar ao Registro Civil da localidade onde reside. Os pais terão que comparecer no dia em que for levar os documentos para firmar e dar entrada na nacionalidade. 
Então eu dei entrada na nacionalidade da minha filha faz 1 mês e vai demorar 3 meses para chegar. Cada cidade e um processo. Em Madrid e em Barcelona chega em 1 mês como muito. Já na cidade onde minha filha nasceu são 4 meses para chegar.  


Espero que tenham gostado e ajudado. Se gostou compartilhe. 
                                                    
                                                                                    Com amor.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Publicar un comentario

Sinta-se a vontade, criticas construtivas sempre são bem vindas, não faltar o respeito e obrigada por ter feito a visita, VOLTE SEMPRE e não esquece de deixar um comentario com o link de vocês! bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...